O Referencial de Competências-Chave para a Educação
e Formação de Adultos _ Nível Secundário
Numa linha de continuidade relativamente ao Referencial de nível básico, embora contendo novos
elementos estruturais e coceptuais o Referencial de Competências-Chave de nível secundário convoca
para si uma tripla função:
adquiridas por via da educação formal não completada ou da educação não formal e da experiência
de vida dos adultos;
formação de adultos assentes em competências-chave; e
RVC e formadores dos Centros Novas Oportunidades.
Entendido como quadro orientador, o Referencial de Competências-Chave não deve, porém, significar que
se uniformizem as práticas de reconhecimento e validação ou de formação, que se pretendem as mais
diversificadas, personalizadas e contextualizadas possível. Ele deve, antes, promover a autonomia, a
participação e o diálogo entre todos os intervenientes no processo _ profissionais de reconhecimento,
formadores, avaliadores, adultos em processo de reconhecimento/formação, etc. _ a partir de uma linguagem
comum e de um enquadramento teórico explícito e partilhado que permita a sua discussão e avaliação.
Enquanto quadro de referência para todo o processo de balanço pessoal, reconhecimento e validação
de competências adquiridas ao longo da vida, este Referencial assenta numa organização em três Áreas
de Competências-Chave:
. Educação
. FLIP
. Ciências e cultura científica
. top
. Emprego e Formação Profissional
. Emprego e Formação Profissional
. casa
. vende se
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